Apenas 2% dos moradores procuraram postos da Transalvador para obter credenciais de veículos para Carnaval

Cada imóvel tem direito a receber até duas credenciais

Nos primeiros dias do ano, os dois postos físicos montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atenderam 431 moradores que foram cadastrar veículos e pegar as credenciais que autorizam circular nas zonas de restrição do Carnaval 2024. Esse número representa apenas 2% dos 20.220 moradores que não fizeram a solicitação pelo site para receber em casa os adesivos.

A primeira unidade de atendimento fica no Shopping Barra (piso L3, setor sul, ao lado da lotérica), funcionando nos horários do centro de compras, inclusive nos sábados e domingos até o dia 6 de fevereiro. O outro posto está localizado na sede da Transalvador, nos Barris (em frente ao Complexo de Delegacia dos Barris), atendendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e também funcionará durante todo o Carnaval.

Nos dois locais, os moradores das zonas de restrição da festa vão poder cadastrar veículos, retirar as credenciais, incluir novos veículos ou efetuar mudanças nas placas já cadastradas. Para agilizar a retirada nesses pontos, o cidadão poderá fazer o cadastro prévio das placas no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, mas deverá ir, necessariamente, nos balcões para buscar as credenciais.

Cadastramento – Cada imóvel tem direito a receber até duas credenciais. Para o morador que já fez o cadastro para o Carnaval 2023 basta entrar no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, clicar no ícone “Credenciamento moradores” e acessar o sistema com os mesmos login e senha. Em seguida, confirmar o veículo que já foi cadastrado no ano passado, excluí-lo e/ou incluir os dados de um novo automóvel.

Já o(a) proprietário(a) do imóvel ou o(a) inquilino(a) que estiver se cadastrando pela primeira vez, deverá informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. Cabe destacar que o número do CPF informado deverá ser o do(a) proprietário do(a) imóvel. Em seguida, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Após isso, ao ingressar no sistema, poderá ser informado o número do Renavam e placa do veículo a ser cadastrado.

Quem fizer esse cadastro prévio, pode ir no posto retirar as credenciais. No caso de mudanças nas placas é preciso comparecer aos balcões físicos para realizar a troca do adesivo mediante apresentação do documento do novo veículo (CRLV).

Moradores(as) e inquilinos(as) que não fizerem o cadastro prévio no site também poderão realizar o registro do veículo diretamente nos postos de atendimento. Para isso, é preciso levar número do IPTU, documento com foto do(a)s ou do(a) inquilino(a) e CRLV atualizado do veículo. Se for inquilino, levar comprovante de residência em seu nome ou contrato de aluguel.

Credencial em casa – Ao todo, cerca 32 mil residências estão localizadas nas cinco grandes zonas de restrição de circulação para o Carnaval 2024. Desse total, moradores de 11.718 fizeram a solicitação on-line, entre os meses de setembro e novembro de 2023, e já começaram a receber em casa os adesivos.

Até o final de janeiro as entregas devem ser finalizadas para esses cidadãos. Caso, o(a) morador(a) que fez a solicitação pelo site não tenha recebido a credencial em casa até o próximo dia 31, ele(a) pode se dirigir até um dos postos de atendimento no Shopping Barra ou na sede da Transalvador para efetuar a retirada.

Zonas de Restrição – Como em anos anteriores, o Carnaval de 2024 contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos. Essas regiões serão subdivididas num total de 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada um dos 12 locais.

Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação ou que acessarem outra subzona que não a de sua residência serão autuados. A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A credencial já virá com a placa impressa, que trará informações sobre o veículo, imóvel ao qual pertence e a zona de restrição. Quem não possuir o adesivo, tentar acessar uma zona diferente à sua ou ainda se estiver utilizando um veículo com placa diferente da impressa na credencial, será autuado.

Fonte: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/